sexta-feira, 9 de julho de 2010

EWTN

Dentre os livros que gosto de ler, estão as biografias, pois me fascina acompanhar a trajetória de uma personalidade, para aprender e vivenciar um pouco daquilo que construiu ao longo da vida. A última que li, e que terminei recentemente, conta a incrível história de uma monja que fundou uma televisão mundial, a EWTN (Eternal Word Television Network). Rita Rizzo – que passaria a chamar-se Madre Angélica – nasceu em 1923, em Ohio (EUA), e teve uma infância muito conturbada, tanto pela família desmembrada e falta de formação, quanto por uma saúde extremamente frágil. Mas eis que, de um quadro totalmente desfavorável, nasce uma pessoa de caráter fortíssimo, uma criatividade surpreendente, e um bom humor contagiante.

A obra aborda sua infância curtíssima, sendo desde cedo arrimo de família. Depois que seu pai (John Rizzo) abandonou a ela e sua mãe (Mae Rizzo), trabalhou em diversos ofícios e atividades, tendo inclusive que abandonar os estudos durante uma época. Do ponto de vista da fé, teve uma conversão paulatina, mas muito forte, em torno de uma cura extraordinária e um inexplicável sumiço de um acidente mortal. Foi desde então que decidiu entrar para um mosteiro de claretianas.

Desde o seu dia a dia na clausura e as diversas iniciativas por angariar fundos para o mosteiro, até as mais diferentes dificuldades e alegrias interiores são acompanhados por esse autor – Raymond Arroyo –, que fez entrevistas, viagens e pesquisas exaustivas ao longo de três anos... E então, aos 58 anos completos, Madre Angélica chega – por "casualidades" e bons ímpetos – a empreender a sua maior loucura: uma rede de televisão. Em 1981 desafiando toda lógica, transformou a garagem de seu mosteiro em um estúdio de televisão, transmitindo 4 horas diárias a umas 60.000 residências nos Estados Unidos. Desde então, a EWTN começou a expansão nacional e internacional tanto por rádio como por televisão e Internet. Apoiada em uma fé gigante e uma paixão invejável, essa mulher desconsertou muita gente e firmou-se como uma grande carismática. Basta dizer que, boa parte da audiência da EWTN, ao longo de vários anos, foi mantida por um programa encabeçado por ela... e só ela! Incrível!

Bem, é um livro que é bastante difícil transmitir em poucas linhas, pelo seu conteúdo altamente energético, e onde não faltam embates com autoridades e com opositores. O sangue italiano da Rita Rizzo borbulha ao longo das 500 páginas desse livro... Dizia: “Dá-me dez católicos do estilo dos testemunhas de Jeová, e mudarei o mundo”.

Dela o então cardeal Joseph Ratzinger, escreveu em 1999: “ A Madre Angélica conseguiu na América o que outros tentaram sem êxito: fazer chegar seus programas a um número de espectadores que se contam por milhões, representando para a Igreja um foco de fé e de força renovadora”.

Desse livro tirei muitas idéias de empreendedorismo, garra, energia e fé autêntica!... Deixo os dados: Madre Angélica, de Raymond Arroyo, Ed. Palabra, S.A. – Madrid.Cristiano Chaui


2 comentários:

  1. Caro Chauí, apesar do nível da minha leitura recente ser antagônico a sua sugestão - acabei de ler "Eu sou Ozzy" de Ozzy Osbourne - onde o protagonista conta basicamente dos pileques e outras cositas mais que viveu nos últimos 40 anos - por incrível que pareça o livro também traz uma mensagem interessante além das histórias para aqueles que gostam do bom e velho rock'n roll: sempre existe a possibilidade de uma mudança de vida, de comportamento, etc. Basta reconhecer a necessidade e ter a coragem para mudar pra melhor - é o que vêm acontecendo na vida desse roqueiro maluco nos últimos anos (pelo menos é o que ele conta). Mas recomendo para quem gosta de música e quer aproveitar uma leitura sem ter que pensar muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Quem diria, Ensina: Ozzy! Vou colocar na minha lista de espera (rsrsr). De biografias do rock já tenho um bom na frente que é o do Eric Clapton...

    ResponderExcluir